terça-feira, 27 de setembro de 2011

Avatar

Ficha técnica- Zebras

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A zebra é um mamífero originário (nativo) do continente africano (região sul e central);
São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de plantas;
Possuem um comportamento pacato, porém, podem atacar quando estão em situação de risco;
Vivem em manadas (famílias) compostas por machos, fêmeas e filhotes;
São velozes, podendo atingir até 50 quilômetros por hora de velocidade;
Quando vão ficando velhas, as listras das zebras vão sumindo;
Fazem parte da mesma família dos cavalos, burros e asnos;
As espécies de zebras mais conhecidas são: Zebra-de-grevy, Zebra-das-planícies, Zebra-de-burchell, Zebra-de-chapmann, Zebra-de-grant, Zebra-das-montanhas (ameaçada de extinção) e Zebra-do-cabo;
Os leões são os principais predadores das zebras nas savanas da África;
Uma zebra adulta pode pesar até 200 quilos;
A gestação da fêmea dura por volta de 360 dias. Em cada gestação, nasce apenas um filhote (os partos múltiplos são raros);
Uma zebra saudável pode viver, em média, de 25 a 30 anos.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:

Comprimento: de 2 a 2,3 metros (animal adulto)
Altura: de 1,4 a 1,6 metros
Cor: listrada em marrom escuro e branco
Habitat: savanas africanas.



Avatar

Curiosidades sobre o rinocerontes... ficha técnica

Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.

Seu fiel amigo Tchiluanda

Excelente nadador, o rinoceronte passa várias horas dentro d'água aliviando as picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da couraça. É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colméias, que o rinoceronte também aprecia.

Medicinal ?

São consideradas espécies ameaçadas, embora tenha pouca utilidade para o homem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas. Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessa crença, muitos rinocerontes foram exterminados. Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.
Rinocerontes.

Reprodução

É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.

Cinco espécies

Há cinco espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras). As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.

Rinoceronte Indiano

O Rinoceronte Indiano (Rhinocerus unicornis) tem a pele grossa, recortada por profundas pregas e salpicada de pequenos escudos córneos. Também vive na Ásia. Seu único chifre mede até 60 cm e não é usado como arma. Com essa função, o animal prefere usar suas presas.

Rinoceronte Java

O Rinoceronte Java (Rhinocerus sondaicus), atualmente pouco comum, ocorre na Ásia, na península da Indochina e da Malásia, em Sumatra, Java, Assam e Nepal. Mede 3 metros de comprimento e tem apenas um chifre. Sua pele é recortada em grandes placas.

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco.
Depois do elefante, o maior mamífero terrestre é o Rinoceronte Branco (Cerathoterium simum), com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4 toneladas de peso. Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento. Apesar do nome, sua pele é escura e lisa. Ele habita as zonas descampadas e planas da África, comparado às outras espécies, é pacato e inofensivo.
Na foto abaixo, temos o Kei, um bebê de rinoceronte branco com menos de 15 dias, que passeia pelo Zôo de Edimburgo, na Escócia, sob o atento olhar da mamãe Umfolozi. Kei é o 12º bebê de Umfolozi.

Rinoceronte Sumatra

Outro que também vive na Ásia, é o Rinoceronte Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) e tem dois chifres. Sua pele é relativamente pouco espessa, com pregas superficiais. Habita a Tailândia, Malaca, Sumatra e Bornéu.

Rinoceronte Negro

O Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) mede, no máximo 1,50 m de altura. Seus dois chifres, o anterior e o posterior, podem medir 70 e 50 cm de comprimento respectivamente. Ele ataca apenas para se defender e é ferocíssimo. Sendo provocado, o rinoceronte negro torna-se uma máquina quase invencível de destruição. Hoje, existem aproximadamente 12 mil pelas regiões africanas ao sul do Saara. Por esse motivo, a caça ao rinoceronte é um dos esportes mais procurados pelos caçadores profissionais e "turistas" que se embrenham na África à procura de sensações fortes.

Classificação científica

  • Classe - Mamíferos
  • Família - Rinocerontídeos
  • Ordem - Perissodáctilos (pés com número ímpar de dedos)


Mais em: http://www.webciencia.com/14_rino.htm
Avatar

Curiosidades sobre as girafas...

Nome popular: Girafa
Nome Científico: Giraffa camelopardalis
Distribuição geográfica: Estepes cobertas de árvores e de moitas, conhecidas como savanas africanas
Habitat natural: África
Hábitos alimentares: É herbívora. Come frutas e folhas
Tamanho: De 3,60 a 4,00 metros, com 90 centímetros a 1,10 metro de cauda. O macho é maior que a fêmea.
Peso: 950 a 1.300 kg
Período de gestação: Dura mais de um ano, de 400 a 450 dias
Filhotes: Tem só um filhote, que já nasce com 2 metros de altura
Tempo médio de vida: 40 anos O pescoção: inicialmente, não eram todas as girafas que tinham pescoço comprido. Como as mais altas alcançavam mais folhas no alto das árvores, acabaram tendo mais facilidade para sobreviver
Curiosidades: A girafa dorme de pé. Ela só deita quando se sente muito insegura.
O sentido mais bem desenvolvido é o da visão
Mesmo com órgãos para emitir sons perfeitos, é raro ouvir um barulho emitido pela girafa.
Ela está correndo risco de extinção.
   ( É assim que elas bebem)  


Fonte: http://www.terra.com.br/criancas/bichos/girafa.htm