sexta-feira, 6 de maio de 2011

Avatar

Dez coisas espantosas que você precisa saber sobre as piramides

1- Supõe- se que as pirâmides tenham sido constrúidas como grandes túmulos de pedras para os faraós (reis egípcios).
2- As pirâmides foram construídas com enormes blocos de pedra, mas ninguém sabe como os egípcios moviam as pedras, pois eles não tinham transporte sobre rodas. E como eles ergueram as pedras, já que não possuiam guindaste?
3- A câmara onde ficava o corpo, no centro, ficava repleta de riquezas espantosas, para uso do faraó na sua vida apóas a morte.
4- As riquezas eram uma tentação para os ladrões. Os construtores de pirâmides tentavam enganar os ladrões fazendo portas, corredores e escadas falsas.
5- A base da grande pirâmide de Quéops equivale à área de sete ou oito campos de futebol (230 x 230 metros).
6- A câmara onde ficava o corpo, dentro da Grande Pirâmide, é o tamanho de uma casa (10 x 5 metros de área por 6 metros de altura).
7- As pirâmides ficam próximas ao Nilo porque algumas das pedras gigantescas tiveram de ser carregadas dde barco desde as pedreiras.
8- As pirâmides ficam todas na margem oeste do Nilo- o lado em que o Sol se põe. Isso é devido a razão religiosas.
9- Os faraós eram enterrados com textos religiosos, para ajudá- los em sua vida após a morte. Os mais antigos eram escritos nas paredes das câmaras onde ficavam os corpos (são chamados de Textos da Pirâmide). Depois, começaram a escrever nos caixões (Os Textos do Túmulo). Os textos mais recentes eram escritos em papel egípcio (papiro), enrolados e colocados dentro do ataúde com o morto. Os escritos descreviam formas diferentes para se chegar ao mundo além deste mundo e são conhecidos como Livro dos Mortos.

10- Os gregos antigos visitaram as  pirâmides como turistas. Eles informaram que cada pirâmide empregou 100 mil escravos e demorou dez anos para ser construída.Alguns livros modernos de História repetem essas informações, embora estejam quase com certeza, erradas. Os trabalhadores eram artesãos livres, não escravos, e provavelmente foram necessários apenas 70 mil a 80 mil homens trabalhando durante cinco anos para concluir uma pirâmide. Eles eram pagos com rabanete e alho, o que os ajudava a permanecer saudáveis.


 Gostou? Essa parte foi tirada do livro '' Espantosos Egípicios'' da Editora Melhoramentos da coleção Saber Horrível, escrito por Terry Deary e Peter Hepplewhite.
Avatar

Uma curiosidade sobre o Chocolate

Quando falamos em CHOCOLATE, estamos nos referindo à uma composição onde entram (dependendo da marca, tipo) diversos e variados ingredientes. Não podemos falar do benefício do chocolate, afinal de contas quantos tipos de chocolate existem?!? O que podemos, é falar das propriedades do cacau pois este contém diversos componentes benéficos à saúde e que podem ser de grande ajuda contra algumas doenças, inclusive o câncer. O que o torna não "mal falado" é pelo fato de entrar na composição dos tradicionais tipos disponíveis, uma quantidade grande de gordura (manteiga de cacau, leite integral, etc) e açúcares. Normalmente as marcas mais baratas utilizam gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) em lugar da manteiga do cacau... daí o estrago ser ainda maior... portanto, nestes casos o chocolate (e não o cacau) passa a ser, de uma certa forma, um vilão, afinal, ele poderá elevar o colesterol pois contém gordura saturada e gordura de origem animal (quando incluído na composição leite ou ovos), além de aumentar muito o aporte calórico da ingestão diária. O resultado é o aumento de acumulo de energia (se você não a utilizar através de exercícios), aumento do colesterol, e ganho de peso (massa gorda).

Devemos então nos privar de chocolate? 
Sim e não. O discernimento é a chave para muitas situações e decisões na nossa vida e a alimentação é uma delas. Existem chocolates e chocolates assim como há o comer e o comer.

Para quem eles são proibidos? 
O chocolate em forma de barra, comercializado, deve ser comido com moderação, por todos, por crianças, adolescentes, adultos, idosos e até por atletas. O excesso de gordura e açúcar contido nas composições não é que não fazem bem, fazem mal. São calóricos, com poucas propriedades nutricionais, impedem a absorção de nutrientes e, muitas vezes, para compensarmos diminuímos o consumo de outros alimentos saudáveis para consumi-lo... (quem nunca se "castigou" deixando de jantar por que devorou uma barra enorme de chocolate?). Estas substituições por conta da gula (sim, é feio falar mas é gula), acabará por prejudicar o funcionamento do organismo podendo trazer como consequência dores de cabeças, mal estar no fígado, falta de energia afinal, por ser carboidrato simples, o açúcar vai imediatamente para o sangue dando uma energia rápida e curta, ao contrario de carboidratos vindo de cereais e vegetais.
Diabéticos devem procurar marcas sem a adição de açúcar, mas ficar de olho pois eles não deixam de conter gorduras e calorias, o que pode trazer um aumento de peso... nada indicado para diabéticos.
As versões lights, além de não tão saborosas, costumam ser confundidas como "este você pode comer mais", portanto, é melhor pouco de um normal que muito do light. Minha dica é que as pessoas aprendam a ler o que estão comprando e o que estão ingerindo pois hoje é muito comum sermos "enganados" por letras miúdas que nos vencem pela falta de paciência.
Para crianças, o ideal é começar uma reeducação (na realidade quem deve se reeducar são os pais) alimentar apresentando versões saudáveis de pratos saborosos.

Quanto comer por dia? 
As marcas mais saudáveis são aquelas que contêm uma quantidade maior de cacau e menor de açúcares e gorduras... são mais caros e nem sempre são os que as pessoas mais apreciam.
Na realidade cada pessoa tem um gasto individual de energia (calorias) que é soma do gasto metabólico (o quanto seu organismo usa de energia para funcionar todos seus órgãos), mais o gasto em suas atividades diárias (andar, correr, ler, estudar, trabalhar, atividades físicas) e a alimentação entra como combustível para tudo isso, carregada de nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo físico. Substituir chocolate por refeições é um erro, mas chamamos de refeição não somente o almoço e o jantar, mas as refeições dos intervalos também. O ideal é que sejam feitas 6 refeições por dia, onde as calorias e os nutrientes estarão distribuídos de forma adequada (isso um nutricionista deve orientar individualmente cada um), e o chocolate PODE ENTRAR sim, mas de forma consciente.
Se você aprecia uma determinada marca, no lugar de comprar a maior barra que encontrar, compre a menor. Se organize. Escolha os horários melhores, por exemplo após as refeições, nunca antes, pois dessa forma você não estará mais com fome não conseguira comer muito.
Seus filhos adoram chocolate? Experimente receitas saudáveis, onde além dos benefícios do cacau você fornecera proteínas, fibras e cálcio, tente sempre substituir o açúcar branco por açúcar mascavado pois este contem altos teores de ferro e cálcio.
O chocolate? Procure o CACAU PURO, sem leite, açúcar e conservantes. A receita ficará mais saborosa e mais saudável.
Quando fizer bolos e sobremesas, evite os ovos, leite de vaca, açúcar branco e farinha branca e para enriquecer uma receita, sempre que possível é saudável adicionar gérmen de trigo, fibra de trigo ou soja, açúcar mascavado, melaço de cana e leite de soja.

Em 100g de cacau temos:
365,10 calorias
18g de hidratos de carbono
21g de proteínas
23,24g de gordura
92g de cálcio
455 mg de fósforo
2,70 mg de ferro